CONSCIÊNCIA SISTÊMICA

  1. Consciência: capacidade de estar desperto; atento

  2. Sistêmica / Sistema: referente a sistema (ou) combinação de partes reunidas para concorrerem para um resultado (ou) conjunto de partes, coordenadas entre si;

A Consciência Sistêmica é uma técnica de intervenção terapêutica baseada nas ordens do amor e nas funções dos relacionamentos. Ela ajuda a identificar padrões de comportamento, desequilíbrios, bloqueios e dons.

Ela é derivada do pensamento linear que simplifica a realidade, como se as perguntas possuíssem somente uma resposta. No entanto, esta abordagem não é suficiente nos casos que envolvem sentimentos e emoções, ela não é capaz de tratar e entender a totalidade da vida humana. Como evolução disso, surgiu o pensamento sistêmico ou holístico que admite que as perguntas não possuem apenas uma resposta. Aliás, geralmente, possuem várias respostas e que muitas vezes são até contraditórias.

 

O objetivo da Consciência Sistêmica é criar a capacidade para se estar desperto para a realidade ao nosso redor. É a chave para mantermos, desenvolvermos ou retornarmos ao equilíbrio. É estar atento às suas emoções e sentimentos e também às questões internas das outras pessoas com as quais você se relaciona: socialmente, profissionalmente ou intimamente, com familiares e parceiros. 

 

É como fazer um "Raio-X" do indivíduo e no sistema em que ele vive, com a intenção de identificar o que está saudável ou doentio em suas relações, pois assim como existe o Sistema Solar e nosso Sistema Respiratório, todas as pequenas partes unem-se para formar algo maior e mais completo. Da mesma maneira, quando um órgão deixa de exercer sua função corretamente todo o sistema sente.

No nosso caso, muitas vezes um desequilíbrio sistêmico acontece quando existem pessoas que não estão cumprindo sua verdadeira função, como de filhos, pais ou cônjuges. Por exemplo, como no caso de filhos que exercem função de pai dos pais, colocando-se maior do que aqueles que lhe deu a vida, pais que ocupam o lugar de filhos e até mesmo casais que não se comportam como marido e mulher mas criam uma relação onde uma das partes assume o papel de pai ou mãe do cônjuge. São situações comuns dentro de um sistema familiar e que aparentam ser inocentes, mas são motivos de diversos conflitos e causam sérias consequências.

A partir das práticas do Consciência Sistêmica, acessamos um espaço interno do Ser Humano, que ainda não se faz presente no cotidiano da grande maioria das pessoas. Existir, desde os primórdios da humanidade é existir na rede. Não há existência fora da rede. Não há existência fora do convívio coletivo. Portanto, ter uma visão abrangente e consciente facilita e propicia qualidade de vida.

Indicação:

Essa técnica terapêutica pode ser usada individualmente ou em grupo.

 

Método:

Pode ser apresentada por meio de palestra, dinâmicas de grupo ou em sessões contínuas.

Duração:

Indeterminada. De acordo com a necessidade

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon